8.4.05

Viva o México

Não sei com q grau de atenção vcs acompanham o noticiário internacional, mas a notícia é importante o suficiente p ser destaca.

Não sei se vcs notaram, mas última tendência da política latinoamericana é a eleição de presidentes de esquerda com algumas consequências geopolíticas importantes: o nosso Lula e sua política externa q privilegia as relações sul-sul, o Chavez na Venezuela com o seu bolivarianismo nacionalista e antiamericano, o Kirchner da renegociação forçada da dívida argentina... Recentemente o Uruguai tb entrou no clima e elegeu o Vázquez...

Tudo levava a crer q o México seria a bola da vez. O atual prefeito da Cidade do México, o esquerdista Andres Manuel Lopez Obrador, está disparado na frente da corrida pela sucessão do presidente pró-Estados Unidos, pró-Nafta e pró-Alca, Vicente Fox. Entretanto, a eleição mexicana tem gdes chances de acabar decidida no tapetão.

Obrador está sendo processado por ter construído, em 2001, uma estrada de acesso para um hospital municipal na capital mexicana, como a posse da área em questão é alvo de uma disputa judicial, o prefeito teve q atropelar uma ordem da justiça p tocar o projeto. Daí o processo administrativo. O caso em si é pqno e teria sido eventualmente varrido p baixo do tapete, não fosse a disputa em torno do pleito de 2006. É q caso Obrador seja condenado - o q parece ser extremamente provável no momento - ele poderá ser preso e se tornar inelegível.

Fox e a turma do "business as usual" estão apostando tudo o q têm nessa possibilidade e, hoje (8), tiveram uma vitória importante ao conseguir do Congresso mexicano a quebra da imunidade judicial do prefeito. Agora a bola está com o judiciário.

Apesar do risco de um "golpe de estado preventivo" - quase como uma "guerra preventiva" só q com menos sangue -, a candidatura de Obrador continua ganhando apoio popular. Mais de 150 mil pessoas ocuparam o centro da Cidade do México em apoio ao prefeito.

Nenhum comentário: