19.4.05

Istoé um vírus

Acabei de receber um e-mail q finge ser uma newsletter da revista Istoé - newsletter q, diga-se de passagem, não lembro de ter assinado. A história é bombástica e saborosa. Fala de gente poderosa, de mentiras em massa, de disputas de família, de sexo, de dinheiro e de celebridades. Um desses escândalos de primeira linha. Vamos deixar claro logo de uma vez: é tudo falso até a medula e até perigoso. O e-mail tenta encaminhar o internauta desavisado p um site onde um vírus será instalado em seu computador.

O e-mail tem o sugestivo título de "BBB5 - A farsa dos Bastidores da Globo" e reproduz o q seria o trecho de uma entrevista concedida ao semanário por Diogo Boni - caçula do todo poderoso clã dos Bonifácios, cujo fundador, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, foi o Todo Poderoso q cunho o tal do "Padrão Globo de Qualidade" e irmão mais velho, o Boninho, é atual diretor do Big Brother Brasil. Na pauta a "reveleções bombásticas" de sempre sobre os bastidores do BBB5: o resultado das votações seria manipulado, a edição tendenciosa, o ganhador seria escolhido de antecipadamente...

Nada de novo nessas afirmações, afinal, 9 entre 10 jornalistas da área de TV e celebridades suspeitam q a Globo manipule os resultados do BBB. O 1 q sobra tem certeza absoluta. Mas como as editorias de "TV e celebridades" são o ppal celeiro do q costumamos chamar de "jornalismo marrom" hoje em dia, ninguém dá muita atenção. Contudo, qdo alguém com o sobrenome e os contatos internos certos passa o recibo da história p um veículo sério tudo magicamente muda de figura. A tão falada manipulação deixa de ser boataria e p virar escândalo midiático.

No todo, o texto da "entrevista" é bem escrito e até soa credível - afinal ele diz tudo aquilo q vc intimamente já suspeitava, mas q ninguém confirmava. P complicar tudo, a tal newsletter finge ter sido enviada pelo endereço eletrônico correto e o Diogo realmente deu uma entrevista p a Istoé há nem tanto tempo - em 9 de fevereiro - acusando o irmão mais velho de lhe roubar algumas das idéias q foram usadas no último BBB. O título da matéria real e forjado é o mesmo. Exceto pelas respostas extremamente curtas p uma acusação de tanto impacto nada faz suspeitar de fraude.

O problema é se vc correr p o link q te promete acesso à matéria completa - doido p saber quem comeu quem e quem levou qto - vc não vai reparar q a barra de status (essa bem na pte de baixo da janela) mostra endereço do q deveria aparecer e q esse endereço termina num arquivo .SCR.

Resumindo: É fria, se receber não abra.

Nenhum comentário: