26.4.05

Caixa Preta

Reportagenzinha interessante a do Microsoft to add 'black box' to Windows | CNET News.com.

É sobre um novo sistema de relatório de erros - uma espécie de Dr. Watson 2.0 - q a Microsoft está planejando instalar em seu onipresente Windows. Simplificando, esse novo componente será ativado sempre q algum programa de seu PC travar e enviará uma descrição do q vc estava fazendo no seu comp qdo o problema aconteceu, algo parecido com a caixa preta dos aviões. A idéia é ajudar as equipes das empresas de software a identificarem - e possivelmente corrigirem - bugs.

O Windows XP atualmente já faz algo parecido atualmente. O novo sistema, contudo, deverá ser ser bem mais completo, enviando até mesmo pte dos conteúdos de documentos nos quais vc esteja trabalhando no momento em q seu comp travou. Mas, claro, vcs podem ficar tranquilos, pq os RPs do Tio Bill garantem q vcs terão a opção de editar o relatório antes deles ser enviado ou mesmo de não enviar informação nenhuma.

Além disso, o pessoal gente buena de Palo Alto promete q - mesmo q monitorar o IP q enviou o relatório seja a coisa mais simples do mundo - "todas as informações serão mantidas anônimas". Mesmo q o seu Windows seja pirata ou q vc seja um programador engajado em engenharia reversa do windows, a MS garante q não vai fazer nada contra vc baseado nesses dados. Fico imaginando o q o pessoal em empresas como a IBM e outras concorrentes diretas da MS não pensam dessa promessa.

Como se caso já não fosse ruim o bastante, p comps em rede - como o do seu escritório, por exemplo -, o administrador do sistema terá autoridade p definir q tipo de informação vai ser enviada. Eles tb receberão uma cópia do relatório. Logo, é bom q seu comp não decida travar logo qdo vc estiver repassando aquele e-mail com reclamações sobre seu chefe, ou conversando com sua namorada no messenger ou mesmo postando no seu blog durante o expediente... Redigir um relatório sobre as condições de trabalho p seu sindicato, então, só de casa.

Aliás, é bom q vc volte ao trabalho agora mesmo. Afinal o carrão novo da chefia não vai se comprar sozinho. Ele está contando com vc q é uma funcionário infinitamente eficiente e concentrado q mantém sua vida pessoal perfeitamente restrita àquelas + ou - 6 horas diárias - trânsito incluído - em q vc não está trabalhando ou dormindo.

Nenhum comentário: