15.6.05

O que quer o Bob? II

Por motivos de força maior, não pude assistir a todo o depoimento de Bob Jeff na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados ontem a tarde, mas, a julgar por tudo li, que me contaram e por tudo que vem acontecendo desde minha primeira nota a respeito, o depoimento foi cheio das pirotecnias que se poderia esperar. Bob Jeff continua absolutamente fiel à sua estratégia Kamikaze: "Sublimei o mandato, não vou lutar por ele", chegou a declarar. Se for essa a vontade do deputado, ela tem tudo para se cumprir em breve.

Mas vamos lá: aqui tem um resumo do que ele disse ontem.

Tudo bem medido e pesado Bob Jeff fez das tripas coração para incriminar os Zés (Dirceu e Genoíno) e o PT ao mesmo tempo em que procurava, algo cinicamente, inocentar Lula - como se separar o presidente do partido que ele ajudou a fundar e de seus acessores mais próximos fosse realmente possível. Com uma presença de palco e tanto e um bocado de ajuda da oposição o ex-troglodita transformado em aspirante a tenor sentou-se no banco dos réus com o dedo em riste e ares de acusador.

No fundo, não há nada de tão novo assim no front, se levarmos em consideração as duas entrevistas de Bob Jeff à Folha. Em sua forma mínima as acusações, ambas sem provas materiais, continuam sendo: o suposto esquema do mensalão (da primeira entrevista) - agora complementados por 6 nomes do PL e do PP -; e os R$ 4 mi (da segunda entrevista) que o PT teria repassado ao PDT para financiar campanhas políticas.

No primeiro caso, o Bob Jeff parece ter dado para trás sobre as acusações em branco que ele tinha feito ao PP e ao PL e começado a individualizar as culpas. Ainda assim a verdade dele para os fatos continua mal contada, embora outros depoimentos venham se somando ao dele para dar contornos mais realistas à trama.

No segundo, apesar da coerência com as afirmações do Delúbio sobre ele ter se encontrado com "líderes partidários" no Planalto em reuniões obscuras de tema não revelado (mas que poderiam, muito bem, ter tratado de tais transferências), é pelo menos estranho que o presidente nacional do partido que recebeu a bolada petista não tenham podido apresentar nenhum documento que comprove a transação. Vale lembrar também que ano passado Bob Jeff negou veementemente ter recebido o ouro petista.

Enquanto a casa continua caindo, o governo ainda aposta na desqualificação do testemunho de Bob Jeff. O problema é que ele já não é mais a única testemunha no esquema do mensalão. Fernanda Somaggio, o secretário-geral do PP, Benetido Domingos, também afirmam saber alguma coisa sobre o assunto.

Nenhum comentário: