22.9.04

Pressões

Repentinamente:
durante a chuva,
caiu um raio & rolou uma pedra ribanceira a baixo;
em desacordos políticos,
duas vezes despencaram aviões;
meros erros de matemática
e um prédio desabou;
além dos Pilares de Hércules,
talvez um continente tenha afundado;
dentro de quantos anos alguem dirá:
"Lembrem-se do mundo inteiro que tombou?";
não haverá testemunhas,
para o fim de um sol que implodiu em buraco negro ontem...

Tudo isso apenas sobre meu crânio
esse formidável antro de ratos e idéias voláteis
que evaporam no contato com a pele.

Infinitamente concentrada
a massa total das catástrofes do universo me esmaga
espreme o fôlego de meus pulmões
e nem grito de socorro
e nem declarações planejadas dum amor sonhado há pouco
podem escapar à gravidade opressiva
que acumula no cosmos de meu corpo.

Como prêmio de consolação
fica a certeza químico-fisica
de que a pressão transformará
o carbono de que sou feito sucessivamente
em carvão e então em diamante.

--------------------------------------------------------------

Não posso afirmar exatamente o q levou a esse texto. A intensão inicial era q ele representasse uma coisa perfeitamente outra da q aí se encontra (bem como retomar um pouco a antiga mania de enumerações, sobre a qual falei ainda ontem.). Contudo ele se transformou, um pouco a minha revelia, numa espécie de [pendantismo]cosmodisséia-das-pressões-q-uma-realidade-tida-como-episódica-e-integral-exerce-sobre-o-corpo [/pedantismo].

Pena não ter trazido meu recém-adquirido "As Memórias de Adriano"... nele consta uma frase realmente ótima sobre a questão do corpo e da alma q não sei se é do Adriano histórico, do amálgama Adriano-Yourcenar ou da própria Mme. Marguerite (sei q haverá quem não goste dela, eu mesmo não sou um de seus maiores fãs, mas "A Obra em Negro" é um bom livro!). Fico devendo.

[recados] 1 - P a leitora mais usual (não Mon, não estou falando de vc): Bom saber q vc ainda se interessa pelo q ando escrevendo ou não. Mesmo q pelos motivos errados! Recomendo leituras mais atentas no futuro, a coisa pode ser menos grave do q vc imagina!

2 - P alguém q esteve lá ontem: Foi divertido, mas minhas costas ainda estão doendo! Da próxima vez não traga utensilios de cozinha desnecessários! Boa festa nessa quinta (esqueci de gritar pelo poço do elevador)! :-)

3 - P minha fã-comentarista: Provavelmente te ligue nesse sábado, preciso q vc me retribua um favor antigo (e me permita ver o "Eu, Você, Nós" antes q ele suma novamente). Além disso faz tempo q não nos falamos cara a cara, sinto falta. [/recados]

Um comentário:

Anônimo disse...

bom, ja que o primeiro recado nao foi pra mim, imagino que o ultimo seha..hunf..detesto ficar em ultimo.. eu,vc,nos... esta guardadinho...junto com todas as recordacoes suas...
beijos da mon... (so tua mon afinal...)