9.6.09

Caixa-preta aberta

Há pouco tempo cravei uma reportagem (ainda inédita) a respeito dos (des)caminhos da Petrobras Biocombustível -- subsidiária fundada pela toda poderosa petrolífera verde-amarela para abiscoitar partes do mercado do álcool e do biodiesel.  Vai sair na BiodieselBR (www.biodieselbr.com).

Minha experiência pessoal com o departamento de imprensa da Rainha das Águas Profundas não foi bem das mais produtivas. Por duas semanas eu insisti, por duas semanas a simpática assessora me repetiu que ela estava procurando quem falasse comigo... em momento algum escondi que a fala dos produtores de biodíesel estravistados estava me levando para um viés mais crítico (não convém tomar partido, mas é preciso reconhecer que a Petrobrás
municiou os críticos ao vender o litro do biodíesel a insustentáveis R$
1,70) e que era do interesse deles ajudar a balancear minha reportagem. Não surtiu o menor efeito. Ninguém se dignou a abrir a boca para falar comigo. Tanto que cheguei a repetir a metáfora da "caixa preta" que a oposição tucona-democrata andava martelando a torto e direito para tentar viabilizar a CPI da Petrobras.

Pois não é que há coisa de uma semana a danadinha resolveu sair do armário e montar um blog: Blog da Petrobras – Fatos e Dados. Tem gente contra, tem gente a favor. Eu acho apenas que é um fato corriqueiro dessa vida high-tech. Só espero que a coisa dure além da CPI.

Nenhum comentário: