12.4.07

Banda Larga

Em testes baseados arquivos reais baixados em redes P2P, o SET melhorou a velocidade de transferência de arquivos de música MP3 em 71%. Para trailers de filmes de 55 MB (megabytes), o ganho de velocidade foi de 30%, usando a técnica dos pesquisadores que permitiu extrair trechos do arquivo baixado de trailers 47% similares.
Nada mal. Nada mal, mesmo. O novo sistema se chama Similarity-Enhanced Transfer (SET) e foi desenvolvido por um par de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon. Funciona permitindo à rede P2P reconhecer que dois arquivos não idênticos carregam o mesmo conteúdo, o que aumenta substancialmente a quantidade de fontes disponíveis para download.

Por enquanto a nova tecnologia só funciona numa rede de compartilhamento de arquivos acadêmicos. Mas:

Mas o pesquisador defende que os desenvolvedores de sistemas P2P deveriam aproveitar a idéia para acelerar suas próprias redes. “Essa é uma técnica que eu gostaria que as pessoas roubassem”, escreveu ele, em um comunicado à imprensa.
Então é questão de tempo até que os novos episódios de Lost ou os albuns de John Coltrane comecem a chegar mais rápido no seu HD.

Nenhum comentário: