26.11.05

Dano Colateral!

O furo é do britânico Daily Mirror. Em resumo é o seguinte: O senhor da guerra em tempo integral e presindente dos EUA nas horas vagas, Bush II andou pensando seriamente em bombardear a sede da All Jazeera no começo da guerra do Iraque. E olhe que a estação fica no Qatar, que é um aliado de primeira hora da Coalisão na guerra e um amigo de sempre dos EUA na região. Bush só foi dissuadido depois que Tony Blair teria se colocado contra o ataque.

Não é segredo algum que a Casa Branca do Mr. W. considera a emissora um desafeto pessoal. No mundinho do "conosco ou contra nós" que o Júnior procurou criar, a Jazeera é vista como uma das principais vozes do anti-americanismo no mundo árabe. Por conta disso, o canal sofre represálias sempre que possivel: já teve credenciais negadas, já sofreu ataques em seu site e seus repórteres se tornaram alvo preferencial sempre que os soldados dos EUA resolvem promover algum "dano colateral" (como em Cabul em 2001 e Bagdá em 2003, esse segundo ataque fez uma vítima fatal)...

---------------------------------------------------------------

Por que, ao invés de bombardear a Jazeera, os Republicanos não tratam de convencer o Murdoc de abrir uma versão da Fox News em árabe? Assim ele poderia combater o "viés liberal da mídia islâmica" e aproveitar para iniciar uma campanha de catequisação tele-evangélica por lá. Isso, certamente, pegaria bem melhor entre os eleitores da base cristã-conservadora.

Nenhum comentário: