10.2.05

Histórinhas Reais de Terror

1 - "Don' t be Evil"

Vcs certamente não apenas conhecem o Google como não conseguem mais conceber como diabos se encontrava alguma coisa na geléia-geral q é a Internet antes do mais cool de todos os motores de busca abrir suas portas -- ou melhor, seu campo de pesquisas -- ao público.

E não é só como bússola no "mar, tenebroso mar" da web que o Google é perfeito. Diz aí. É simplesmente ótimo reecontrar aquelas pessoas perdidas nesse mundão de meu Deus com a ajuda do Orkut. É maravilhoso receber arquivos .mp3 anexados num mail do Gmail. E fantástico não ter q pagar chongas p baixar o Picasa e botar ordem no caos daquela coleção de fotos digitais. E é um alívio saber q suas contas do Blogspot não vão expirar caso vcs queiram tirar umas férias de seus blogs...

Convenhamos, muitos de nós amamos o Google a pto de vestir a camisa com o logo da companhia com o orgulho dum torcedor q veste a camisa do time em dia de final. O Google é hype, é fashion, é fofo... Facilmente imaginamos a Hebe dizendo: "Eles não são umas graciiiiinhas??" p o Larry Page e o Sergey Brin (os fundadores do dito cujo), enquanto o resto dos bilhonários da tecnologia ficam com o "Isso é uma vergonha" do Casoy!

O mote "Don't be Evil" -- q pode ser traduzido p "Não seja Diabólico" -- definitivamente coloca a Google Corp ao lado dos mocinhos da indústria capitalista da tecnologia, junto com a Apple do Steve Jobbs ou a IBM e seu apoio ao Soft Livre. O Conselho Jedi do Vale do Silício vs os Lordes Sith chefiados por Darth Gates.

Mas parece q o Google anda sendo tentado pelo Lado Negro da Força não é de hoje. Uma longa reportagem revela q toda vez q vc ativa o comando de busca, um certo banco de dados é alimentado com o número do IP, as palavras-chave e a hora exata de sua busca... E qual o problema, vcs podem perguntar?? O problema é q qq com poder ou $$ p conseguir acesso a esses dados, pode ligar vc àquela página de sexo pouco ortodoxa, àquele site de warez, àquela FAQ sobre como piratear um DVD, etc, etc... Esse qq um poderia ser: a polícia; algum adversário político-comercial; os serviços de informação do governo (caso vc seja ativista de alguma causa mal-compreendida); ou mesmo o advogado da sua ex-mulher procurando argumentos p convencer o juiz da vara de família q vc representa um risco potencial p seus filhos e, portanto, deveria ter menos acesso aos pqnos...

Pense bem em qtas informações delicadas o Google já te ajudou a encontrar e no tipo de impacto em sua vida elas poderiam ter. Só p constar: as informações dessa banco de dados ficam gravadas indefinidamente... então pense no futuro!

Por enquanto relaxem, como "não existe pecado do lado de baixo do Equador", o risco tá longe de ser direto. Mas, num exercício de futurologia simples, daqui uns anos, caro internauta, pode ser q queira ir aos States, p isso vc terá q tirar o visto e passar por uma checagem de segurança. Pode ser q durante esse processo eles resolvam dar uma olhada no q diz o teu histórico de buscas e acabem descobrindo q vc fez aquela visita ao "The Anarchist Cookbook", ou suspeitem do fato ter procurado certa vez por "táticas terroristas", ou vai q vcs visitem semanalmente o site da Al Jazera, ou tenham procurado muita informação sobre drogas ilegais... Nem importa muito o q vcs tenham o hábito de procurar, vcs sabe o qto os americanos têm o dom de implicar com o q quer q for qdo estão afim... O resultado é q, sem querer, vcs podem acabar sendo etiquetados como uma "ameaça em potencial" ou um "possível imigrante ilegal".

2 - "I see dead people"

A RIAA não cansa de atirar no próprio pé na sua santa cruzada contra os hereges q não aceitem pagar ultrajantemente caro pela música q ela defina como legalmente adquirida. Eles já processaram crianças, adolescentes, velhinhas e, por fim, estão processando gente morta.

3 - Drops Estadunidenses

É oficial, as coisas lá no "Grande Irmão do Norte" andam cada vez mais piradas. Esqueçam a revolução sexual, pq nos EUA do Rei George W. a onda agora é usar $$ pública p "promover" a virgindade e a abstinência sexual como as melhores formas de evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. Eles não deixam de ter razão, afinal o último caso de uma garota rigorosamente casta grávida registrado ocorreu em Israel há uns dois mil e trinta e poucos anos e ela pariu o melhor candidato a messias judaico-cristão do qual se tem notícia.

Entro no assunto pq a Adriana Maximiliano do nominimo publicou uma boa matéria a respeito, q apresenta o tema p quem ainda não estava sabendo de nada. Ela meio q usa o crescimento q os movimentos pró-abstinência vêm experimentando na era Bush p enfocar a contra-revolução dos costumes em marcha na terra q inventou o "flower-power" nos anos 60. Dia desses li num editorial do New York Times q o modelo de EUA defendido pelos neo-conservadores de Washington não passa de uma reedição dos anos 50. Faz sentido. Se "a história só se repete como farsa ou como tragédia", nos resta saber qual das duas vai ser.

Se a moça comete um erro -- omissão q bem pode ter sido intencional visando explorar outro angulo do tema -- foi deixar de falar dos efeitos nefastos q essa contra-revolução promete. O fato é q todo esse papo de abstinência sexual vem ganhando força pq conta com patrocínio direto da Casa Branca, o Bush II vem gradativemente aumentando a $$ em iniciativas de "educação sexual" centradas na chamada abstinece only (abstinência apenas), ou seja, q só apresentam aos meninos e meninas da pátria do cheeseburguer a abstinência como forma de evitar DSTs e gravidez. Nessas aulas só se fala em camisinhas e pílula p dizer q eles não são 100% eficazes (só uns 99,9%, mas blz, ninguém viu). As opiniões de pessoas ligados à questão da saúde reprodutiva promover a abstinência como estratégia única p o enfrentemento de "probleminhas" como AIDS e gravidez precose são terminantes: NÃO FUNCIONA!!

Pensem um pouco no assunto. A abstinência sexual é, como a maioria das questões de valores, uma escolha pessoal, certo? Portanto se um governo elege um conjunto de valores -- particularmente um tão estreito qto o da moral cristã conservadora -- p orientar suas políticas p o enfrentamento de um problema sério e universal como são os casos da AIDS e da gravidez indesejada na adolescência, o q vc está fazendo é uma seleção de quem vai ser atendido ou não. Qdo vc promove como "o padrão normal" o comportamento daqueles q compartilham desse conjunto de valores, automaticamente vc desaprova qq um q não dance segundo a mesma música. Ou seja, ao vincular sua política a esses valores vc simplesmente desassite todos aqueles q não aderirem automaticamente aos valores q a fundamentam. Milhares de garotos e garotas q não acreditam q Deus seja sacana a pto de proíbi-los de se divertirem, não estão recebendo informações essenciais p mante-los seguros.

O gde lance é q esse grupo q vc está largando de mão é obviamente o q corre mais riscos. Como agora, além de correr mais ristos, esse eles estão sendo largados à própria sorte, no final o Bush Jr. vai poder fazer o mais velho jogo proselitista do planeta, o da profecia autorealizada: "Olhem os índices de contaminação e gravidez destes profanos. Eles não valem o ar q respiram e merecem arder no inferno!"

Outra coisa, essa coisa de promoção da virgindade é mal-disfarçadamente machista. Afinal é fácil p um homem se passar por virgem, se ele for cuidadoso o bastante ninguém tem como contradizer. P uma garota fazer a mesma coisa é algo entre bem difícil à impossível.

Vai ser a luta do século: Beatos versus Mundanos. O problema é q isso não passa de reprise da luta do século XIX. Como estamos no XXI, p mim depravação é aquele pateta da matéria da Adriana, virgem aos 27 anos. Nada contra q alguém opte por se manter virgem, tem maluco p tudo nesse mundo, mas fazer isso pq ficou com medinho...Porra!!

Censura - Uma pesquisa revela q um número bem considerável de estudantes norte-americanos (36% !!!!) acha q o governo deveria aprovar as matérias jornalísticas antes de sua veiculação. É isso aí, censura prévia na terra da 1ª Emenda! Era só o q faltava!

Darwin - E continua pegando fogo a "polêmica científica" entre biologos darwinistas (q entram com a pte do científica) e os criacionistas (q entram com a pte da polêmica) lá na gringolândia. Tá bom q isso é notícia velha e q não tem nenhuma novidade quente sobre o assunto.

Mas pode ser q vcs não saibam q no Rio de Janeiro -- a pátria narco-evangélica dos Garotinhos -- anda acontecendo a mesmíssima coisa. Tão querendo empurrar a tal da Teoria do Designi Inteligente goela a baixo da moleca logo ali na esquina.

Nenhum comentário: